Canelones de Legumes com Molho de iogurte.






Canelones...Como não gostar,  comidinha  de forno  sempre tão reconfortante, neste dias de frio de chuva que faz parte do mês de Fevereiro ai o mês de Fevereiro  como gosto desse mês não fosse ele tão especial ...
Estes são de legumes um dos pratos preferidos da minha princesa, eu como uma boa rainha lá vou satisfazendo seus caprichos. O que não me desagrada em nada também gosto muito e vá lá são legumes aquilo que nós mães  as vezes nos matamos para que a criançada coma.
No meu caso não é nada difícil, pela parte da minha doce princesa quanto ao príncipe bem á frente isso é mesmo outra historia... Rapazes enfim...
Estes canelones são muito bons e leves também substitui o tradicional molho bechamel por um iogurte grego bem mais simples e leve ah que ter cuidado com a dieta.
E gosto do seu sabor fresco, um óptimo substituto  ao bechamel ou natas.



Ingredientes
1 embalagem de canelones
2 alhos francês
1 courgette
150 gr de tomate cereja
1 cenoura grande
Azeite Q/B
Manteiga Q/B
Flor de sal Q/B
Pimenta preta Q/B
2 colheres de sopa de mel
Tomilho fresco Aromáticas Vivas
Iogurte grego
Miolo de amêndoa laminado
Queijo a gosto (usei gorgonzola )

Preparação
Comece por arranjar os legumes com ajuda de uma mandolina
A courgette com ajuda do descascador tire lascas a todo o comprimento a toda a volta da courgette. O interior pique aos cubos, ripe a cenoura, corte tomates cereja ao meio e lamine o alho francês. É fundamental arranjar os legumes todos a frente, depois é muito parido o processo de confecção .
Coloque uma certã ao lume com azeite e uma boa colher de sopa de manteiga, assim que a manteiga estiver derretida junte o alho francês e deixe refogar um pouco.
Depois a courgette picada aos cubos, as tiras de courgete, a cenoura e por fim o tomate cereja deixe cozinhar ate todos os legumes estarem macios e cozinhados.
Só no fim os vamos temperar com flor de sal e pimenta preta, junte agora  o mel e o tomilho deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos envolvendo muito bem para que o mel e o aroma do tomilho chegue a todos os legumes, retire do fogão e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto coloque os canelones num taça e demolhe durante alguns minutos em agua a ferver retire e comece a rechear os canelones com os legumes ate se acabar o recheio.
Disponha os canelones já recheados num pirex anti aderente regue com iogurte grego e raspe umas lascas de queijo (gorgonzola) a gosto usei este queijo pois tem um sabor forte acentuado na minha opinião vai muito bem ao encontro do sabor doce que tem nos legumes, não muito o iogurte já lhe dá um sabor fresco e acentuado uma verdadeira festa no palato.
Salpique com uma amêndoas laminadas e leve ao forno p´re aquecido a 170ºC mais ao menos 15 a 20 minutos, até ficar com alguns pontos douradinhos. A seu gosto... Retire do forno disponha mais umas folhinhas de tomilho fresco e sirva de imediato.



           

                                            
Bom Apetite!





E agora não tem nada a ver mas não resisti, não só pela foto que acho lindissima mas tb pelo Amor que sinto por esta bolinha de pelo.  Vicente.



Um feliz Fevereiro.



4 comentários:

  1. Que bom aspecto.
    Fiquei curiosa em saber como fica a combinação do iogurte grego aí.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/dia-um-na-cozinha-canelones-vegetarianos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, antes de mais obrigada pela visita.
      Fica muito bom na minha opinião, como os legumes levam mel, o que fica também, muito bom o iogurte vai muito bem em contraste com sua acidez natural. E não fica tão enjoativo como com molho bechamel ou natas é uma questão de experimentar. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Adorei esta tua receita querida,

    Substituir o bechamel por iogurte acho uma excelente ideia, talvez o que iria fazer era juntar philadelphia ao iogurte para ficar um molho mais cremoso e menos acido.

    Mas como tem mel...... talvez nem seja preciso, adorei esta receita levo ela comigo <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica fantastico acredita que é mesmo muito bom, tenho certeza que vais gostar!
      Fico feliz que tenhas gostado. :)

      Eliminar

Obrigada pela visita!