Pato confitado com Carpaccio de Laranja em Puré de Batata doce.





 Perna de Pato confitada com carpaccio de laranja em puré de batata doce.
Tenho a dizer que é maravilhoso e fácil de se fazer.
Uma refeição perfeita para um almoço de domingo por exemplo bem tardia com cheiro e frescura dos dias de Primavera que ainda não deu ar de sua graça.
Mas nós somos pacientes e esperamos porque ela vai chegar, cheia de cor, de cheiros brisas amenas e raios de sol que nos aquece não só a pele mas também a alma. 
Isto para não falar que que é aquela refeição que colocamos no forno e nos esquecemos de durante 2 belas horas, vá digam lá não é perfeita para um almoço de Domingo assim bem descontraído sem o tic tac do relógio? Sem a preocupação de estar atenta ao fogão? Para mim sim é maravilhoso.




Ingredientes(pato)
1 perna de pato por pessoa
vinho branco q/b
4 dentes de alho
Flor de sal
1 malagueta laminada
1 folha de louro
Tomilho fresco
1 cálice de vinho do porto 
Azeite q/b (bastante)

Ingredientes Puré e salada
Laranja q/b
batata doce
Alface
Rucula
Framboesas

Preparação
De véspera ou no mínimo com 2 horas de antecedência coloque as pernas de pato a marinar em  vinho branco,  dentes de alho,flor de sal, tomilho, vinho do porto, louro e a malagueta.
De uns golpes em profundidade nas pernas para entranhar o tempero da marinada. Ligue o forno a 170ºC coloque as pernas do pato numa assadeira onde não sobre espaço de fundo depois cubra quase na totalidade 70/80% com azeite. Dai importância de assadeira não sobrar espaço de fundo as pernas devem estar bem acondicionadas  na assadeira coloque junto o tomilho o louro. tape com papel de prata faça um ou dois furos para circular ar e esqueça durante 2 horas.
No fim dessas 2 horas retire o papel de prata e deixe por mais 30 minutos, sendo que nos últimos 10 minutos ligue a ventoinha do forno para tostar a pele do pato.

Puré de batata método tradicional 
Durante estes últimos 30 minutos faça o puré de batata doce de polpa laranja.
descasque as batatas e leve a cozer em agua e sal cerca de 20 minutos, escorra a agua e esmague em puré adicionando uma colher de sopa de manteiga e uma 1 ou 2 colheres de sopa de leite conforme consistência preferida.

Puré de batata Robot de Cozinha
Descasque as batatas e parta aos palitos  coloque dentro do copo com  100 gr de água e sal, programe 100ºC/vel2,5 com borboleta/ 20 mint. terminado o tempo escorra o resto de água e junte 1 colher de sopa de manteiga e 1 ou e de leite triture tudo num puré durante alguns segundos a velocidade 4 e 5.Acompanhar comum carpaccio de laranja e uma salada verde que dá uma frescura excepcional a carne.
Nota: O azeite que usou para confitar o pato que ainda é bastante não atire fora coe as ervas e passe para um frasco poderá usar depois em assados mais tarde. 





            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!