Pavlova de Kiwi, Tangerina e Marshmallow.





Uma sobremesa ... Romântica 
A sobremesa foi criada em homenagem a Anna Pavlova uma bailarina russa que nasceu em 1881 e morrer em 1931.
Existem duas teorias sobre a criação desta sobremesa. Uma diz que um Chef australiano ao assistir a apresentação da bailarina, se encantou com sua performance e criou a sobremesa com inspiração na leveza de seus movimentos.
A outra de origem  neozelandesa, alega que a sobremesa foi criada pelo Chef do hotel em que a bailarina se hospedou em Wellington, durante a sua turnê mundial em 1926.
O fato é que não podemos afirmar com certeza sua origem, já que os dois países reivindicam sua autoria, mas podemos afirmar que não poderiam ter interpretado a bailarina  de maneira.   
A Pavlova é uma sobremesa leve em formato de bolo, como um grande suspiro ou merengue só que cremoso por dentro, na maioria das vezes servida com calda de frutas .
Se olharmos para o video da bailarina no link abaixo, podemos observar que o disco de Pavlova é incrivelmente parecido com a saia da bailarina. 
A morte do cisne
Impossível não se gostar uma sobremesa que para além de muito bonita, elegante, delicada,  vistosa, é qualquer coisa de maravilhoso um verdadeiro pedacinho de Céu. Como se fosso um pedaço de nuvem que se desfaz na boca. Só mesmo fazendo e a seguir comer para se desfrutar de um pouco de Céu...



Ingredientes
4 claras de ovos
200 gr de açúcar
1 colher de chá de vinagre branco (usei de framboesa)
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)

Cobertura
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de açúcar
Algumas gotas de sumo de limão
2 tangerinas
2 kiwis

Marshmallow q.b

Preparação Tradicional
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Comece por pesar o açúcar e reserve, bata as claras em catelo e vá juntando aos poucos o açúcar, o amido de milho, vinagre e por fim o extracto de baunilha, até claras estarem bem firmes. Virar a taça ao contrario e elas não caírem.
Coloque o merengue no tabuleiro do forno sobre papel vegetal em forma de um circulo, com as laterais ligeiramente mais altas que o centro, baixe a temperatura para 140ºC e deixe cozer por 1 hora e 10 minutos. Mas poderá confirmar se a Pavlova esta cozida, ela tem que apresentar pequenas rachadelas no final da cozedura. Deixe estar por mais 15 a 20 minutos dentro do forno já desligado.
Retire e deixe arrefecer por completo.

Preparação Bimby
Ligue o forno a 180ºC.
Coloque as claras no copo da bimby bem seco com a borboleta em vel.3,5 e vá juntando o açucar, o amido de milho,vinagre e por fim o extracto de baunilha bater durante 5 a 6 minutos até as claras ficarem bem firmes.
Coloque o merengue no tabuleiro do forno sobre papel vegetal em forma de um circulo, com as laterais ligeiramente mais altas que o centro, baixe a temperatura para 140ºC e deixe cozer por 1 hora e 10 minutos. Mas poderá confirmar se a Pavlova esta cozida, ela tem que apresentar pequenas rachadelas no final da cozedura. Deixe estar por mais 15 a 20 minutos dentro do forno já desligado.
Retire e deixe arrefecer por completo

Marshmallow
 2 claras.
 200 gr de água a ferver.
 1 colher de sopa de gelatina neutra.
1 pacote de gelatina de sabor a gosto (usei mirtilo.)


Preparação Marshmallow
Desfazer muito bem, para não ficar com grumos a gelatina neutra num pouco de água a ferver.
Desfazer muito bem o pacote da gelatina com sabor na restante água a ferver, juntar ambas as gelatinas e reservar para arrefecer.
Bater as claras em castelo bem firmes, como eram só 2 bati com batedeira. 
Depois passar para copo da bimby colocar a borboleta e pelo bocal da tampa vá vertendo as gelatinas praticamente fria já  comece pela vel.2 e passe lentamente para vel.3,5 até ter novamente a mistura das claras com gelatinas firmes (volumosas, esponjosas.)
Coloque dentro de um saco de pasteleiro e leve ao frio uns 20 a 30 minutos.
Por fim bater as natas com 2 colheres de sopa de açúcar e algumas gostas de limão ate estarem bem firmes. 
Partir os kiwis em pequenos cubos e separar os gomos da tangerina. Coloque a pavlova no prato onde vai servir, encha o centro dela com as natas disponha a fruta a gosto e e pequenas serpentes de marshmallow, sirva imediatamente.






   Bom Apetite!
          


1 comentário:

  1. Bom dia. Xiiiiii, está com um ar tão apetitoso e ficou lindíssima amiga.
    E as fotos? Dignas de capa de revista. Uau... maravilhoso.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!