quinta-feira, 17 de maio de 2018

Pão de Espelta e Sultanas!


Pão ...
Tem tantas variedades tantos sabores e mesmo cores.
Sempre presente nas nossas mesas a todas as refeições. Até simples sem nada apenas o seu sabor e sua simplicidade de... pão. Este que trago hoje é de farinha de espelta. Foi 1º vez que fiz gostei, mas eu adoro fazer pão só o cheirinho que deixa pela casa Meu Deus que maravilha e comer ainda quentinho a crocancia da crosta bem, isto a hora do lanche escusado será dizer que pouco sobra para o jantar. Este é o meu pão de espelta, fiz com passas ficou otimo. 


Benefícios Da Farinha De Espelta: Texto retirado Aqui se quiser saber mais sobre farinha espelta

Este cereal milenar fornece uma série de benefícios para a saúde que não podemos ignorar.
Fornece energia: a espelta possui múltiplas vitaminas e minerais que para nosso organismo são indispensáveis como, por exemplo, as vitaminas do grupo B, que são aquelas que se encarregam de manter o sistema nervoso em ótimas condições. Também trabalham para favorecer o metabolismo, gerando energia. Por isso o consumo de espelta está especialmente indicado para aquelas pessoas que praticam esporte de forma habitual e com certa intensidade.
  • Favorece a digestão: consumir produtos preparados com farinha integral de espelta ou grão integral de espelta, ajudará a ter boas digestões devido a sua fácil digestão e seu elevado teor de fibra. Por outro lado, o glúten que este cereal é muito mais solúvel em água que o do trigo comum, e isso é o que faz com que resulte mais leve para o estômago. Assim, a espelta também é apropriada para eliminar a constipação e controlar o peso nas dietas de emagrecimento, já que a sua contribuição de gorduras poli-insaturadas ajuda a combater a obesidade. Tampouco devemos esquecer que a fibra desempenha um papel importante nos níveis de pressão arterial.
  • Melhora da pele: introduzir a espelta na alimentação, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir a acne e ter uma pele mais saudável. Graças ao seu conteúdo em vitaminas do grupo B, ajuda a prevenir o estresse e evitar as incômodas dores de cabeça. 
  • Reparar os tecidos: a espelta contém magnésio e ácido silícico, que resultam ser nutrientes básicos para o organismo humano e ajudam a reparar os tecidos e fortalecer o nosso sistema imunológico.
Diz-se que a espelta pode ajudar a prevenir doenças relacionadas com o sistema cardiovascular, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer de mama. Assim, por todas essas contribuições que nos oferece este antigo cereal, podemos afirmar que estamos falando, sem dúvida, de um verdadeiro superalimento, que convém deixar entrar em nossas vidas.


Ingredientes
300 gr farinha de espelta
200 gr de farinha de trigo 
1 colher de chá de flor de sal
25 gr de fermento de padeiro fresco
2 colheres de sopa de azeite 
330 gr de agua
100 gr de sultanas 

Preparação robot de cozinha 
Coloque a agua,sal, fermento,e o azeite no copo programe 2 mint/vel.1/37ºC
Junte as farinhas e as sultanas e amasse em velocidades espiga 4 minutos.Retire para cima da banca com farinha e dê a forma ao pão que quiser passe para um tabuleiro forrado com papel vegetal e de uns cortes por cima da massa e deixe levedar por 30 a 40 minutos ou ate dobrar o tamanho num local onde seja protegido de correntes de ar frio costumo colocar dentro do forno.
Leve a cozer no forno a 180ºC 30 a 40 minutos. Ou até o pão estar douradinho e o cheiro a pão se impuser pela casa  .
Retire do forno e deixe arrefecer... Se conseguir.

Preparação Tradicional
Desfaça o fermento em um pouco de agua morna coloque as farinhas numa bancada abra um buraco no meio e vá colocando a agua, va amassndo misturando bem ate ter toda a agua e farinha junte por fim os resstantes ingredientes sal, azeite e as sultanas amasse muito bem sobar mesmos a massa sempre de fora para dentro até obter uma massa bem homogénea e elástica.
Dê a forma ao pão que quiser passe para um tabuleiro forrado com papel vegetal e de uns cortes por cima da massa e deixe levedar por 30 a 40 minutos ou ate dobrar o tamanho num local onde seja protegido de correntes de ar frio costumo colocar dentro do forno.
Leve a cozer no forno a 180ºC 30 a 40 minutos. Ou até o pão estar douradinho e o cheiro a pão se impuser pela casa  .
Retire do forno e deixe arrefecer... Se conseguir.




Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!